Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014 e Projeto de Vida 2015

 Oi oi!
 
Hoje é dia 30, penúltimo dia do ano, e cá estou analisando minha vida.
2014 foi um ano atípico para mim. Um ano onde não aconteceu nada de extraordinário na minha vida. Todos os anos anteriores sempre alcancei algo, finalizei algum projeto, ocorreram mudanças...neste ano, nada...
 
Verdade que desde que me entendo por gente eu sempre estudei, emendei uma coisa na outra, nunca deixei de estudar, mas com o fim do mestrado em 2013 eu decidi que era hora de dar uma pausa. E assim passei 2014 inteiro sem estudar, e consequentemente, sentindo falta de algo (é o costume).
 
As pessoas ao meu redor fizeram grandes conquistas! Irmã terminou a faculdade e foi aprovada no mestrado (parabéns irmãzinha!), Marido conseguiu promoção no emprego (esposa orgulhosa!!), Pai aposentou-se (amém!), Sogra conquistou a cura de uma neoplasia (Glórias a Deus!!).
 
Mas o que fiz em 2014? Trabalhei, trabalhei, trabalhei, viajei a dois, viajei com amigos, viajei com a família e iniciei o planejamento para engravidar.
 
Como disse anteriormente, desde Janeiro estamos nos preparando...parei de usar o AC (prevenimos com outros métodos), fiz check-up, iniciei ácido fólico, procurei me alimentar melhor, pesquisei e li bastante sobre o assunto e fiz um blog! Rsrs
 
Para 2015, o meu maior desejo é engravidar e ter meu baby nos braços! Outros desejos estão guardados num lugar especial, pois todos eles dependem o mínimo de mim. Então, para não sofrer, deixo eles bem guardados, no fundo do meu coração onde só Jesus tem acesso e pode realizá-los.
 
Todos os anos a Igreja Internacional da Graça de Deus (a qual frequento) distribui o Projeto de Vida. É um formulário onde cada um coloca seus projetos/sonhos nas diversas áreas da vida. Uma parte do formulário nós entregamos na igreja, são colocados num compartimento e oramos por eles durante todo o ano. A outra parte fica conosco, para nos lembrar de orar pelos planos e rever o quanto Deus é bom e realiza o desejo dos nossos corações.
"Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa" Sl 57.2

 

 
 
As fotos não ficaram boas, mas vejam que as imagens que possuem os espaços com gravuras ficam conosco e a última (semelhante a um formulário) entregamos na igreja. As áreas abordadas são:
 
* Vida Sentimental (Provérbios 18.22)
* Bens necessários (Mateus 7.11)
* Felicidade na família (Salmo 128.3)
* Benção Completa (Efésios 1.3; 2 Pedro 1.3-4)
* Saúde (Isaías 53. 4-5)
* Ponto final nas dívidas (Romanos 13.8)
* Fonte de Renda (Deuteronômio 28.1-14)
 
É importante fazer sob oração...entrar em contato com o Pai, para que nossos desejos também sejam os desejos do coração do Altíssimo. E 'agindo Deus, quem impedirá?'
 
Que toda sorte de BENÇÃOS sejam derramadas na sua vida e na sua família!
 
Que nossos POSITIVOS venham abrir o ano maravilhoso que será 2015!!!!

E vocês, o que querem de Deus em 2015?

Beijos

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Natal e BC - Papeando com 'Azamigas'

Gente,

Quarta foi dia de BC, mas em pleno Natal eu não tive como aparecer no mundo virtual! Rsrs

Vim contar sobre o Natal e para minha agradável surpresa o tema da BC era justamente esse.
Quem indicou o tema foi a Dani, do blog Eu quero ser Mãe.

"Conte-me sobre o Natal ai da sua casa, como vai ser, ou como foi.
Teve ou vai ter festa? Teve ou vai ter família reunida? Mostre fotos, compartilhe. 
E conte-me também o que significa o Natal pra você, qual o verdadeiro sentido do Natal."


O natal da família foi aqui em casa...então, imagine o trabalho! Preparar uma confraternização para 27 pessoas queridas, entre minha família e a família do marido, alguns amigos/vizinhos que não possuem família na cidade. Como no apartamento não comportaria essa quantidade de gente, fizemos no salão de festas.

 
 
 

Foram 3 dias de preparativos, entre compras (presentes e material para a ceia), marinadas e decoração... tudo muito simples, mas com muito carinho.

O momento mais emocionante foi quando meu esposo abriu a festa comentando sobre o ano, a nossa alegria em receber todos nesta data especial, e lembrou o verdadeiro motivo deste evento: o nascimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Obviamente fizemos uma oração, de mãos dadas e liberamos a mesa da ceia.
 
Após o jantar, fizemos a distribuição de presentes que rendeu muitas risadas.
Foi um momento maravilhoso. Natal para mim é uma festa que compreende a reflexão sobre nossa conduta, onde agradeço por Deus ter renovado a aliança conosco e nos perdoado dos pecados, trazendo ao mundo Seu Filho Jesus, onde reunimos a família e tudo é especial!

 
Foi a primeira vez que as nossas famílias se reuniram no natal e isso nos encheu de alegria. Espero que no próximo Natal a família tenha crescido! (AMÉM).
 
A todos que vieram, nosso muito obrigado!
 
Que o espírito de compreensão, alegria, harmonia esteja presente em todos os dias do ano de 2015 e que todos os nossos sonhos e planos se realizem!!!
 
Beijosss


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

1º Ciclo Oficial

Oi meninas,

Quarta-feira a M. apareceu e deu início ao Primeiro Ciclo Oficial (espero brevemente dizer: O Único)!!!!

No ciclo passado "nos permitimos", mas na semana da ovulação estávamos tão cheios de trabalho que o cansaço e o desencontro de horários não permitiu "treinos oficiais". Só me dei conta disso ontem quando verifiquei as anotações no aplicativo do celular. Exatamente na semana da ovulação, não praticamos! Como pode?! Hahaha......Estarei BEM atenta desta vez.

Nesse ciclo oficial acompanharei o muco e a temperatura. Registro tudo num aplicativo de celular que utilizo desde Janeiro (quando comecei a me preparar): Ovuview.
 
Este é a página principal. Nela é possível visualizar a Roda do Ciclo. Os três números no centro da roda correspondem a previsão do número de dias até a próxima menstruação (primeiro), início do período fértil (segundo: faltam 8 dias) e próxima ovulação (terceiro: faltam 19 dias).
 
Ao tocar em SINTOMAS, aparece esta página onde você pode registrar os sintomas do dia. Esses sintomas são personalizados, ou seja, eu escolho quais sintomas eu quero registrar todos os dias.
 
 
O Ovuview tem uma lista satisfatória de sintomas para você escolher. Como na imagem acima.
 
 Ao selecionar CALENDÁRIO, aparece esta tela de cima. No calendário você visualiza rapidamente os principais sintomas controlados. Vejam que no dia 4 de dezembro (dia da US em que estava com o folículo) tem um triangulozinho no canto superior direito. Isso significa que neste dia eu fiz uma anotação/registro específico que foi o resultado da US. No dia 5 e 6 de dezembro tem um pontinho no canto superior direito. Isso significa que houve relação sexual nestes dias.
 
Aí vocês podem observar o que eu tinha dito antes, Depois do dia 6, só treinamos no dia 13 de dezembro, ou seja, 6 dias de intervalo, justamente quando eu estava ovulando, rs. Foi uma semana muito difícil e muito cansativa para ambos.
 
No dia 17, a M. desceu e o dia em destaque, é o dia de hoje, 19.
 
 
O Ovuview pode ser configurado de acordo com o seu objetivo: acompanhar a menstruação (calendário menstrual simples), evitar a gravidez ou ENGRAVIDAR. De acordo com o objetivo, o aplicativo te envia dicas e lembretes de acordo com seu ciclo. O Ovuview te lembra de realizar o autoexame da mama, de medir a temperatura no mesmo horário todos os dias, etc.
 
Quando a menstruação atrasa, o aplicativo te envia lembretes e sugere realizar o teste. Com a menstruação atrasada, ele te consulta se deseja mudar o modo para GRAVIDEZ. Se sim, o aplicativo começa a acompanhar sua gestação e te envia dicas e lembretes durante todo o período gestacional.
 
Ele também gera gráficos, estatísticas dos ciclos, enfim... muita coisa interessante.
 
Eu testei alguns aplicativos em Janeiro e este ganhou disparado. Atende muito bem as minhas necessidades e indico para quem está buscando algo parecido.
 
 
Beijos, beijos!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas' - Brincadeiras/Brinquedos/Cores de Meninos e Meninas

Gente!!!
 
Já são 10h (em Salvador) e ninguém postou a BC ainda. Fiquei pensando se é pela polêmica que poderia gerar o tema proposto pela linda grávida Ju, do blog Devaneios de Uma Tentante:
 
"Você acha que existem brincadeiras e brinquedos que são de exclusividade de menino ou menina (exemplo bonecas só para meninas e carrinho só para meninos)???e sobre cores, meninos podem usar rosa e meninas usar azul"?
 
Antes de responder, eu queria só deixar claro que tudo que está no blog, e principalmente nesta BC, é a MINHA opinião. Não tenho pretensão de criticar ninguém se acha ou faz diferente. Então, vou me arriscar, rs!
 
Respondendo a pergunta da Ju, eu não acho que existam coisas totalmente exclusivas para meninos e para meninas. Apesar disso, eu não compraria um fogão rosa ou uma boneca para meu filho nem um Max Steel para minha filha. EU.
 
É claro que existem limites para tudo isso. Vejam, se eu tiver um casal, com idades próximas, que brincam juntos, eu não iria impor que a menina não brincasse com os bonecos, dinossauros e carros do irmão, e nem o oposto. Mas as bonecas são da menina e os carros são do menino.
 
Já em relação às cores, acho que não tenho muito essa divisão. Não exagerando no rosa e lilás para o menino, está tudo certo!
 
Conversando com outras pessoas sobre o assunto, percebo que existem mais restrições para o menino que para a menina. Cultura? Acho que sim.
 
Eu, tradicional? Certamente.
 
No final das contas, acho que a cultura e as convicções de todas as ordens às quais os pais estão inseridos vão determinar a forma de lidar com isso.
 
Essa é a minha opinião resumida, rs!
 
E vocês, acham o que?
 
Beijosss
 
 
 
 
 
 

 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fase Lútea (ou A Espera)

Oi gente! Ciclo longo tem dessas...enquanto todo mundo já tá tentando de novo, a gente ainda está esperando, rs!

Depois do período fértil, aquela empolgação toda, vem a fase lútea.
Fase lútea é a terceira fase do ciclo menstrual e compreende o período entre a liberação do óvulo até o dia anterior a próxima menstruação. Mas ela também pode ser definida como o período em que a tentante aguarda, aguarda, cria expectativas e aguarda.

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/43510/
A imagem corresponde a um ciclo regular de 28 dias. Não é minha realidade...

Em termos gerais, a fase folicular é o período em que o óvulo amadurece dentro do folículo ovulatório e o endométrio é preparado para receber um possível óvulo fecundado. 

O período fértil é o intermediário entre a fase folicular e a fase lútea, e corresponde aos dias mais propícios a uma fecundação, aproximadamente 72 horas antes e depois da ovulação (liberação do óvulo pelo folículo).

Após a liberação do óvulo, inicia a fase lútea, onde o folículo que expeliu o óvulo (agora chamado corpo lúteo) começa a produzir hormônios necessários para manter a gestação nos primeiros dias. Basicamente, ele mantém o endométrio intacto para que o óvulo fecundado consiga se implantar (nidação). Caso não haja fecundação, o corpo lúteo enfraquece, degenera e menstruamos novamente.

Falei pra vocês aqui que no 22º Dia do Ciclo (DC) eu estava carregando um folículo lindo e o endométrio estava preparadinho. Hoje estou na fase lútea, no 33º DC e aguardando...

Essa espera é, no mínimo, engraçada. Principalmente para quem tem ciclo longo como eu.

Para no espelho e ver se o seio cresceu, se a auréola escureceu, se a barriga tá maior, se sai algum muco ou borra, se enjoa, passa a mão na barriga, evita tomar remédios... Se você não controla, sua mente te escraviza!

Embora seja um ciclo sem muito tom de oficial, não deixa de criar expectativas. É inevitável!
Procuro não pensar muito nisso, a ansiedade está baixa e me preparando para um possível recomeço.

Por enquanto, nada de sintomas da TPM. Que assim permaneça!



"Deus, o Senhor é o dono do tempo e sabe de todas as coisas. Sonda meu coração todos os dias e sabe que ele transborda de vontade de ser mãe. Se este for o momento certo e o melhor para nós, sopra vida em meu ventre e me faz gerar um (a) servo (a) Teu. Amém!"




quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas' - Bibliografia

Oi minha gente! Post atrasadinho, mas comecei a escrever ontem e fui interrompida por outras demandas! Mas aí está.


A BC dessa semana foi proposta pela Nina, do blog Meu Pacotinho:

“Bibliografia: Que livros, blogs, revistas e portais de conteúdo sobre gestação e maternagem você mais gosta? Qual foi o primeiro livro sobre o assunto que você foi atrás? Qual fonte de informação você acha indispensável para essa fase e por quê?”


Desde que 2014 começou e inciou-se todos os preparativos (de saúde principalmente) para aumentar a família, eu leio, leio e devoro coisas sobre o mundo materno.

Minha principal fonte é o PAI DOS BURROS MODERNOS : GOOGLE!!! hahahaha

O Google tinha um canal de pesquisa de blogs que era sensacional. Infelizmente, eles extinguiram esse canal e a busca fica mais geral, mas funciona. Os blogs são excelentes, leio váriosssss e como fiz um recentemente, acompanho mais de perto os que estão na mesma fase que eu: tentantes. Aqui do lado tem uma lista de blogs que leio diariamente.

Os primeiros livros que fui buscar (também no googlebooks) foram livros da área de saúde, obstétricos, principalmente para entender meus ciclos. Não me lembro os nomes agora, sorry... Mas também não li o livro todo. Livros sobre maternidade, bebês e gravidez eu só vou comprar quando eu estiver grávida.

É que eu me impus alguns limites para não ficar muito imersa nessa questão, pois não tenho controle o quanto pode demorar (espero que eu já esteja grávida!Amém!!). Assim, determinei que até ficar grávida, nada de livros, nada de comprinhas para bebê, nada de ficar olhando decoração de quarto...NADA disso. O máximo são os blogs e o grupo do whatsapp de tentantes.

Mas ficarei de olho hoje nas BC das amigas porque se tiver algum voltado para tentantes irei buscar também.

Agora, eu não deixo de assistir programas na TV voltados para este assunto. Acompanho o programa 'Boas Vindas' do GNT e o programa 'Um bebê por minuto' da Discovery Home & Health. Se tiverem mais algum para indicar, dá a dica!

Sobre as informações fundamentais, indispensáveis para nós tentantes é conhecer de fato nosso aparelho reprodutor e entender seu funcionamento (e principalmente identificar singularidades nos ciclos individuais), além de conhecer e transmitir conteúdo também para nossos companheiros. Saúde: básico e indispensável!

Acho que também cabe informações sobre gravidez propriamente dita, sintomas normais, sinais que devem ter tratados com atenção, etc... Sempre lembrando que devemos nos livrar de tudo que possa causar ansiedade demais.

Possivelmente, responderei a essa pergunta novamente quando estiver grávida e lendo algo que seja interessante.

Beijosssssss








segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sonhando com você...

Como meu domingo começou especial!!!♥

Marido me acordou sorrindo e dizendo que tinha sonhado com nossa promessa! ♥♥

No sonho, eu estava prestes a dar à luz, com a barriga grandona, e tinha muita gente a espera...Ele disse que foi uma mistura do chá de revelação, pois parecia que ainda não sabíamos o sexo e todos os convidados estavam na maternidade para esperar o nascimento!

Ao nascer, ele pegou o bebê nos braços e viu que era uma menininha e ficou muito emocionado! ♥♥♥

Em seguida, ele foi registrar a neném e colocou o nome Letícia Natália. 

Hã? COMO ASSIM? (Nome composto só acho bonito os complementos de Ana ou Maria...Amor, esse nome não dá, né?)

Passou a mão na minha barriga e me encheu de beijos! ♥♥♥♥

Diz aí, não é muito amor?! ♥♥♥♥♥


▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒
Filho (a),

O amor por você em nosso lar já transborda...
Vem, estamos te esperando!

Mamãe




quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ultrassonografia e Período Fértil

Oi oi!

Esse ciclo eu não medi a temperatura basal porque emprestei meu termômetro..hahaha

Então, o jeito era acompanhar o muco...Confesso que tem dia que não vejo nada, mas com certeza reconheço com muita felicidade o muco clara de ovo!

Bom, há dois dias atrás começou o sair muco clara de ovo, sendo o 20º Dia do Ciclo (DC). Quando contei pro marido ficamos tão felizes que resolvemos tentar logo nesse ciclo...

Hoje, 22º DC, lembrei de umas requisições de ultrassonografia que estavam aqui e resolvi fazê-las.

Chegando na Clínica, Drª Ana Paula me atendeu e iniciou os exames (total de 5 US).

A melhor parte foi a transvaginal pois conseguimos ver um folículo bem grandão e o endométrio bem formadinho!!!

O folículo ovulatório media 2,8 cm, localizado no ovário esquerdo.
O endométrio com espessura de 8,8 mm.




A médica orientou namorar!!!! Disse que está tudo lindo para que aconteça a gestação e que o óvulo pode ser liberado a qualquer momento! #vemamorpracasa!

Saí tão feliz que esqueci de pedir o atestado para justificar a ausência no trabalho... :/

Quando cheguei em casa, fui pesquisar na internet e lembrei-me que nem todo folículo possui um óvulo dentro...  MAS QUE NADA!!!

Esperança e fé transbordam...Seja feita a vontade do Senhor da minha vida!

Beijos super férteis!!!!!





quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas' - Newborn

Olá!!!

O tema da BC de hoje foi sugerido pela Nathy, do blog Antes do Positivo (design modificado, ficou lindo).

Vocês pretendem fazer/fizeram o newborn do bebê de vocês? Quais as poses mais desejadas? Pretendem fazer/fizeram em um lugar específico?

O newborn ou ensaio do recém nascido é algo muito lindinho! Acho encantadoras as fotos que as mamães postam pela internet...E com tantas idéias bacanas porque eu não copio?Rs...

Pois então, eu acho lindo e gostaria de fazer, mas acredito que tomarei a iniciativa e farei de forma amadora, em casa mesmo...eu e o papai.

Conhecendo-me, sei que não terei muita coragem de levar meu baby com apenas 15 dias para fazer fotos num estúdio. A presença de pessoas estranhas, fotografando, também não me deixa a vontade (no casamento foi difícil aceitar!!!rsrs).

Acredito que estaremos num momento tão nosso que ficaremos muito felizes e ainda mais babões se pudermos registrar poses e momentos deliciosos com nosso amorzinho.

Acho algumas fotos indispensáveis para registrar para sempre, como a foto das partes do corpo do bebê (pés, mãos, rostinho dormindo, acordando, bocejando, sorrindo, etc...), foto com os pais, bebê com as alianças do casal.

Outras fotos acho super engraçadas como montagem com caneca, dentro de cestos, com diversas roupinhas diferentes e até temáticas...

Vamos ver o que o futuro nos reserva...quem sabe se daqui pra lá não mudo de ideia???

Beijossss

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

10 Dúvidas Frequentes das Tentantes

Olá!

Já tem uns dois meses que participo de grupos de tentantes no whatsapp e leio algumas dúvidas frequentes das futuras mamães (amém!). Listei algumas aqui e tentei, em poucas palavras, ajudar no entendimento destas questões. Sem querer esgotar a discussão sobre os assuntos, tudo que está aqui escrito é um disparador para pesquisas mais aprofundadas, se necessário.

Vamos lá!


1- Tomei anticoncepcional por muito tempo. Isso dificulta a possibilidade de engravidar?
 
Muitos dizem que é mito e que a ciência já refutou. Outros, como uma ginecologista que fui há um tempo atrás, diz que interfere. As pesquisas indicam que somente os contraceptivos injetáveis podem dificultar a gravidez nos primeiros meses após a parada por permanecer no corpo por mais tempo.
Ao serem questionados sobre a demora em engravidar de muitas mulheres que fizeram uso de anticoncepcionais, os médicos atribuem a dificuldade a problemas de fertilidade desconhecidos pela mulher previamente e a relação taxa de fertilidade x idade da mulher.

Na dúvida, eu parei o AC desde janeiro e venho evitando com outros métodos contraceptivos.
 
 
2- Água Inglesa, Saúde da Mulher, Chá de Inhame realmente ajudam a engravidar?
 
São fitoterápicos, com finalidades distintas das de engravidar. Entretanto, são muito antigos, aparentemente seguros. Já existem muitos relatos de positivos após o uso correto desses 'alternativos'.
Cabe uma pesquisa, balancear os prós e contras e decidir tomar ou não.
Em geral, eles pretendem limpar o organismos de toxinas, regular o ciclo menstrual e ajudar no tratamento de alguns problemas como endometriose, SOP, etc.

Eu tenho visto vários relatos interessantes, dizendo que funciona. Eu pretendo passar pelo primeiro ciclo de tentativa sem tomar nada. Se não conseguir o positivo, vou pensar em utilizar algum fitoterápico.
 
3- O que é Temperatura Basal e como medi-la? Como interpretá-la?
 
A temperatura basal é a temperatura do corpo completamente descansado, ou seja, após um sono regular. Medir a temperatura basal é um dos métodos para saber se aconteceu e quando aconteceu a ovulação. Basicamente, após a ocorrência da ovulação, a nossa temperatura eleva e permanece assim até a menstruação (ou permanece durante a gestação).
Para medí-la, é necessário cumprir alguns requisitos.
              * Orienta-se utilizar um termômetro específico para temperatura basal por ser mais preciso.
                 Porém, eu utilizei o termômetro tradicional e consegui verificar a ovulação.
              * É importante que a temperatura seja medida após pelo menos 3 horas de sono regular,
                 todos os dias, sempre no mesmo horário e sem sair da cama!
              * Registre a temperatura de todos os dias num gráfico. Hoje existem vários aplicativos que
                 nos ajudam nessa tarefa.
              * Observe um aumento repentino ou gradual da temperatura no gráfico.
Como interpretar:
              * Ao identificar o dia em que a temperatura subiu e se manteve, podemos concluir que dois ou três dias antes do aumento da temperatura foram os dias de maior fertilidade, possivelmente quando o óvulo foi liberado. Registrando a temperatura por alguns ciclos, você poderá verificar em que dias do ciclo você estará mais fértil, facilitando a concepção.
              * E se a temperatura não subir? Bom, se a temperatura não subir significa que seu ciclo foi anovulatório, ou seja, você não ovulou...

Indicam que se meça a temperatura na boca, ou vagina, ou retal. Eu medi na axila mesmo e consegui visualizar as oscilações de temperatura nas fases do ciclo e coincidiu com as mudanças do muco cervical.
 
4- Nidação? Oi?
 
Nidação era um termo desconhecido por mim até 1 mês atrás. Ouvi as meninas comentando no whatsapp e fui pesquisar!
Nidação é a implantação do embrião no endométrio. Essa implantação pode ocasionar um sangramento leve em virtude de romper parte do endométrio para se fixar. A nidação acontece entre 5 e 15 dias após a ovulação.
Muitas vezes, as meninas confundem a nidação com menstruação, mas na nidação o sangramento é mais leve e pode variar de coloração (vermelho vivo, borra de café, caramelo).
Somente após a nidação a gravidez pode ser detectada, inclusive nos testes de farmácia e no BetaHCG.
Isso é regra? Não...a nidação pode acontecer sem sintomas, ou apenas cólicas leves.
Então, se acontecer sangramento na fase lútea, pode ser um bebezinho a caminho!
 
5- Ácido fólico ajuda a engravidar???
 
Não. O ácido fólico (como falamos aqui) é essencial para a formação do tubo neural do bebê, que acontece nas primeiras semanas da gestação. Recomenda-se a ingestão três meses antes de iniciar as tentativas para garantir que o organismo tenha níveis adequados dessa vitamina para nutrir o bebê e contribuir para sua formação saudável.

Eu já iniciei o uso de ácido fólico, como componente de um complexo vitamínico, desde setembro. Confesso que sou um tanto indisciplinada com a ingestão diária, mas estou me esforçando.

6- A ovulação ocorre todo mês?

Varia de mulher para mulher. É comum que em alguns ciclos durante o ano a mulher não libere óvulo. Isso não significa, inicialmente, um problema. Inclusive, avançando-se na idade, a mulher passa a ter mais ciclos sem liberação de óvulo. Se ocorrem muitos ciclos sem ovulação, deve-se procurar a ginecologista para investigação, pois pode ser alguma disfunção dos ovários.

7- Alguma posição sexual ajuda na concepção?

A posição, por si só, não tem influência sobre a possibilidade de engravidar. Até porque os espermatozoides são lançados a 40 km/h, independente da posição!!!!! O que pode auxiliar bastante a concepção é que o pênis, no momento da ejaculação, esteja o mais próximo possível do colo do útero. Analise com seu parceiro em que posição (que vocês gostem também, rs) em que o pênis se aproxime mais do colo uterino e sejam felizes!!!

8- Quando posso fazer o teste de gravidez?

* Teste de gravidez vendido em farmácia (via urina): depende da sensibilidade do teste. Se for bastante sensível, é possível que já detecte a gravidez com 12 dias após a ovulação. Mas o mais sensato é aguardar o primeiro dia de atraso da menstruação. Para ser ainda mais cautelosa, muitas mulheres esperam pelo menos 5 dias de atraso menstrual.
* Teste de gravidez Beta HCG (via sangue): geralmente o Beta HCG já consegue identificar a gravidez após o 12ª dia depois da ovulação. Também é usualmente feito após o atraso menstrual.

9- Meu teste de farmácia deu negativo. Posso estar grávida?

Sim. É possível que o teste de urina tenha dado negativo e você esteja grávida. Isso pode se dar por  vários fatores. Pode ter sido feito muito cedo, ou seja, antes dos 12 dias após a ovulação. O nível de HCG pode ainda está muito baixo dificultando a detecção da gravidez por este teste.  Ou ainda neste ciclo sua ovulação foi tardia e será preciso esperar mais alguns dias para realizar o exame. Os níveis de HCG dobram a cada dia. Portanto, se a menstruação ainda não apareceu, espera alguns dias e repete o teste.

10 - Meus seios estão maiores, estou enjoada e sentindo algumas cólicas. Isso significa que estou grávida?

Não necessariamente. Precisamos ter em mente que muitos dos sintomas iniciais da gravidez são semelhantes aos sintomas da TPM. Já vi muitas meninas ficarem ansiosas com esses sintomas e posteriormente se frustrarem com a vinda da menstruação. Sei que estamos em busca do positivo, mas temos que ter cuidado com o excesso de expectativas!

Esclareceu?
Tem mais alguma dúvida?
Pergunta nos comentários que a gente tenta elucidar!

Beijosss

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas' - Chá de Revelação

Olá!

Hoje é dia de BC e eu que sugeri o tema! rsrs

CHÁ DE REVELAÇÃO

Fonte: http://www.futuresobright.com/
O chá de revelação é uma festa semelhante ao chá de fraldas, onde os futuros pais dividem com os convidados o momento de descobrir o sexo do bebê. 
Funciona mais ou menos assim: na ultrassonografia para descobrir o sexo, os futuros pais pedem que o médico não revele o sexo para eles, mas anote num papel ou destaque no exame o sexo do bebê. Este resultado/bilhete é entregue para o organizador da festa (familiar, cerimonial, confeiteira, etc). A decoração pode ser neutra ou usar o clássico azul e rosa. Os convidados podem participar dando palpites, através de brincadeiras com esta finalidade. O ponto alto da festa é a revelação do sexo que geralmente é feita com o corte do bolo que possui o recheio ou a massa com a cor característica do sexo do bebê. Existem variações e nós estamos livres para criar as nossas personalizações!!!!


Vocês pretendem fazer chá de revelação do sexo do bebê?♂♀ Por que? 

Chá de revelação do sexo do bebê é um tema que me inquieta muito.

Eu quero muuuuuuiiiiitttttoooo fazer. Mas não sei se consigo ir para a ultra e não querer saber!
Quero realizar o chá pois será um momento com pessoas queridas, que de certa forma também aguardam ansiosamente por esta criança e dividem as emoções da gestação conosco.
Fico pensando como organizar para a informação chegar na pessoa que irá fazer o bolo. Já pensei em deixar algum familiar responsável por isso, mas quero que TODOS saibam conosco. Já pensei em pedir ao médico que escreva num papel o sexo e eu entregar esse bilhete à confeiteira (acho que farei assim).  


Como irão lidar com a expectativa de saber o sexo do bebê com os familiares? 

Esse é o grande X da questão. Será que eu consigo ficar sem saber até o dia da festa? 
Para tentar minimizar isso, eu pretendo assim que descobrir a gravidez, providenciar toda a festa, ou seja, deixar tudo pré-organizado. Quando soubermos o dia de descobrir o sexo do baby, já agendo o chá para o sábado próximo. Que tal? 
Assim não demoramos tanto de saber. Acho que farei assim. 
Quanto aos familiares, todos terão reações tão genuínas, sabendo junto conosco, em meio a brincadeiras, que só consigo imaginar o momento sorrindo! ☺☺

O que acham a respeito?

Eu acho uma festa excelente...para mim já soa como mais uma etapa gostosa da gestação. Se descobrir o sexo numa US já é super emocionante, imagina rodeado de gente?!
Além disso, os próprios pais podem fazer praticamente tudo...ainda vira mais uma atividade que aproxima, cada vez mais, nós do bebê.
Já comentei com marido sobre isso e tenho certeza que ele vai topar!!!!

Falta agora o positivo chegar! 


Beijos!


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Tema da Próxima BC - Papeando com 'Azamigas'

Meninas,

Antes de postar o tema, fiz uma pesquisa no baú da Blogagem Coletiva - Papeando com 'Azamigas' para não me repetir nos temas, além de identificar quem eu indicaria para a próxima BC.

Primeiro gostaria de agradecer a Day pela indicação. Essa receptividade de todas vocês da blogosfera materna tem me acalentado bastante! Nunca pensei que seria tão bom escrever um blog, compartilhar sentimentos na rede e participar de discussões sobre temas de interesse. Obrigada meninas! ♥

O tema sugerido para a BC desta quarta (26/11/2014) envolve um tema que é novidade para mim mas que já conquistou meu coração, e queria saber a opinião de vocês e compartilhar ideias:

Para as desejantes e tentantes: Vocês pretendem fazer chá de revelação do sexo do bebê?♂♀ Por que? Como irão lidar com a expectativa de saber o sexo do bebê com os familiares? O que acham a respeito?

Para as que já alcançaram o positivo: Vocês fizeram chá de revelação do sexo do bebê?♂♀ Por que? Como foi lidar com a expectativa de saber o sexo com os familiares? O que acham a respeito? Conta os detalhes.

E para a próxima BC de 03 de dezembro, eu indico a Nathy Avelar do blog Antes do Positivo.

☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

Ciclo Menstrual Longo

Olá!

Desde o início do mês de novembro eu não tinha postado nada pessoal, exceto as BCs.

Isso porque eu fiquei meio pra baixo em virtude de algumas pequenas mudanças nos planos.

Como disse no início do blog, minha pretensão era virar tentante em dezembro. Porém minha menstruação adiantou esse mês e os planos foram adiados para Janeiro de 2015.

O que ocorre? 

Meus ciclos são longos! Muito longos! São ciclos de 37 dias!!!!!
Assim, enquanto a maioria já tá quase iniciando o período fértil de um segundo ciclo, eu ainda estou no primeiro. Quando se tratava apenas de menstruar era ótimo, pois ficava um bom tempo sem a montanha-russa de emoções e todos os incômodos que vêm junto. Mas agora, com a vontade de engravidar, o ciclo parece uma eternidade!!!

No ciclo passado, medi a temperatura, observei muco, acompanhei todos os sintomas a fim de conhecer o funcionamento do meu corpo. Consegui identificar o período da ovulação, enfim...era só esperar a M. chegar no dia certo. Mas ela resolveu vir antes e agora tenho que esperar mais um ciclo (que iniciará no final de dezembro) para iniciar os trabalhos.

Mas por que eu não tento logo?

Ora, quem leu o primeiro post do blog sabe que meu marido tem o desejo de ter um filho em setembro. Assim, se a M. viesse no prazo esperado, as quarenta semanas fechavam no finalzinho de agosto/início de setembro (lembrem-se que tenho ciclo longo). Como ela veio antes, não teria como esticar para setembro. E eu, particularmente, não gostaria que meu filho (a) nascesse no mês de agosto. Desta forma, teremos que esperar o próximo ciclo (final de dezembro), sendo o período fértil em Janeiro.  #chegajaneiro

É óbvio que não temos controle absoluto sobre isso, pois o bebê pode nascer com sete, oito meses... Mas é só um desejo. Entregamos nas mãos de Deus, e se Ele puder satisfazer o desejo do nosso coração, AMÉM!






quarta-feira, 19 de novembro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas'

O tema da BC de hoje foi sugerido pela Day, do blog O Mundinho da Day.

"Você pensa em ter quantos filhos? Já tem nomes escolhidos e preferência de sexo?"

Ah, eu e marido sempre desejamos um casal. Sabemos que não temos controle sobre isso, mas queríamos ter a experiência de criar uma menina e um menino. Achamos dois uma quantidade suficiente para nossa condição atual (mas confesso que se vier dois do mesmo sexo, vou pensar na possibilidade do terceiro, rsrsrs).

Falar sobre nomes aproxima a ideia de ter filhos para o plano concreto.

O nome do menino foi um consenso instantâneo entre eu e marido: PEDRO.
Existem outros nomes de meninos que gosto, mas nem penso neles porque nosso Pedro já é fato!
Em virtude da certeza do nome do menino, visualizamos mais um menino entre nós, mas não temos preferência de sexo. 

Já o nome da princesa ainda é alvo de discussão. Particularmente, queria um nome com P, pois eu e marido temos as mesmas iniciais e o nome do menino coincidentemente é com P também. Porém, nome de menina com P só acho bonito o meu (hahahahaha), mas quero muitas sugestões, viu?

Paralelo a questão da letra P, falamos sobre outros nomes. 
Marido gosta do nome Natália, mas eu não consigo me ver com uma filha Natália (Nathy, sorry!). Acho que nome tem que passar um sentimento assim que eu escutar.

Eu já sugeri Letícia, Lavínia...e atualmente gosto muito de Cecília.

Eu e marido ainda não entramos em consenso. Mas chegaremos lá.

Beijos e beijos!





quarta-feira, 5 de novembro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas'

O tema da BC de hoje foi sugerido pela Ni Rocha:


Como  futuro papai lida com a ansiedade? A ansiedade atrapalha a vida sexual do casal? Quem é mais ansioso você ou ele? Como controlar a ansiedade dos futuros papai e da mamãe?  
Bom, ainda não iniciei os trabalhos mas já conversamos e falamos disso quase que diariamente.

Como o próprio nome do blog diz, é um projeto nosso, compartilhado e consensual.

Meu marido é bem mais sereno, e diz que está esperando o tempo que concordamos em esperar (#chegadezembro).

Contudo, ele fez questão de se preparar, fez todos os exames, incluindo o espermograma, tomar vitaminas e o Tribullus Terrestris.

Eu acredito que a nossa vida sexual não terá alterações em virtude de virarmos tentantes. Já temos uma dinâmica interessante para nós.

Entre os dois, eu sou mais ansiosa, mas controlo direitinho, pois como psicóloga sei a influência negativa que a ansiedade pode trazer para esse momento tão aguardado.

Muitas meninas dizem que acompanhar o ciclo, medir a temperatura basal, fazer testes de ovulação as deixam mais ansiosa. Eu faço tudo isso, pesquiso muito, converso e isso só me deixa mais segura e tranquila. Vai de cada um.

Para controlar a ansiedade é importante conhecer seu próprio jeito de ser.

Se falar sobre o assunto, baixar aplicativos, ler blogs e conhecer a experiência de outras pessoas te deixam neuróticas (rs), pare já de fazer isso!!!

Caso contrário, sinta-se tranquila para buscar os mais variados métodos de informação e técnicas para alcançar seu objetivo!

Além disso, a certeza de que Deus está no controle desse projeto e que tudo acontecerá no momento perfeito, me traz paz, mesmo nos momentos que 'a gente pira' achando que pode não dar certo.

Procure sempre conversar com seu parceiro, manter sempre um espaço de diálogo pois falar sobre o que nos deixa tensa alivia a angústia. Não tem com quem conversar? Faz um blog e olha para ele como seu diário.

A ansiedade só atrapalha. Vejo muitas meninas, principalmente em grupos de whatsapp, que chegam a sentir os sintomas e verdadeiramente atrasar a menstruação só por causa da ansiedade. No final acabam frustradas por não obter êxito.  Outras já relataram a pressão que o parceiro faz a cada ciclo. Converse com ele. Vai indicando que reações/atitudes dele te apoiam e quais a deixa mais ansiosa/frustrada.

Conhece-te a ti mesmo. Abdica de tudo que não lhe faça bem. Confie em Deus. Concentre-se no seu bebê e ele virá.

Eu creio!



domingo, 2 de novembro de 2014

Parabéns para mim!!!

Calma, calma!

Ainda não estou grávida!!!rsrsrs

Hoje é meu aniversário!!!!! UHUHHH!!!

Jesus me abençoe grandiosamente!

Espero que seja o último aniversário sem um baby do meu lado.

Apesar de ser uma data importante, eu geralmente fico deprimida. Não sei o que é. Não sei explicar, mas todo aniversário eu fico meio pra baixo.

Mas passa, rs...

Importante é que até aqui o Senhor tem me sustentado e coisas muito maiores ainda fará na minha vida!



Amém!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas'

Uhuuuu!!!

Na blogosfera materna sempre cabe mais um!

Mal comecei e já fui acolhida pelas desejantes, tentantes e mamães blogueiras!

Obrigada a Luh pelo comentário e a gravidíssima Dani que me inseriu na Blogagem Coletiva! 

Vamos lá...

O tema da BC de hoje foi proposto pela Jéssica Stremel que recentemente conseguiu seu positivo! Parabéns mamãe!

"Que creme/óleo usar para as estrias, o que alivia a azia e as dores nos seios?"

Bom, eu ainda não estou grávida mas alguns cuidados eu já comecei a tomar.
Principalmente porque tenho tendência a ter estrias (não gosto muito de beber água).
Para ajudar na hidratação eu uso o Óleo Trifásico de Pitanga Preta da Natura.

Os óleos trifásicos proporcionam maciez e hidratação por até 24 horas, além de ser muito cheiroso (marido adora!!!!).
Eu uso na hora do banho pois precisa de enxágue e não deixa a pele engordurada. 
Gosto do óleo trifásico pois ele é acrescido de óleo vegetal que traz o adicional de hidratação profunda.
Segundo pesquisas, os óleos corporais a base de óleo de vegetais são mais indicados, evitam a desidratação da pele e proporciona maior maciez. Já os óleos corporais a base de óleos minerais trazem risco de alergias além de serem menos eficientes.

Tenho pesquisado outros produtos para hidratar a pele durante a gravidez, para começar a usar quando alcançar meu positivo. É importante lembrar que não pode passar nada no bico do seio, pois ele ficaria ainda mais sensível dificultando a amamentação!

Sobre a azia eu não tenho muita propriedade para falar, mas como já tive gastrite e refluxo, sei que o leite pode ser um vilão...Todos os gastroenterologistas que passei alertaram para não tomar leite nos momentos de crise estomacais. Ele alivia os sintomas por um pequeno espaço de tempo, e ao passar, a acidez volta ainda mais forte. Cuidado!

Algumas pesquisas mostram que frutas podem ser aliadas no combate à azia, tais como maçã, pêra, melão, melancia e banana... Vale conferir.

Já sobre a dor nos seios, ainda não posso opinar. 

Bom é isso...

Breve mais novidades!

Beijossss