Pages

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

BC - Papeando com 'Azamigas' - Bibliografia

Oi minha gente! Post atrasadinho, mas comecei a escrever ontem e fui interrompida por outras demandas! Mas aí está.


A BC dessa semana foi proposta pela Nina, do blog Meu Pacotinho:

“Bibliografia: Que livros, blogs, revistas e portais de conteúdo sobre gestação e maternagem você mais gosta? Qual foi o primeiro livro sobre o assunto que você foi atrás? Qual fonte de informação você acha indispensável para essa fase e por quê?”


Desde que 2014 começou e inciou-se todos os preparativos (de saúde principalmente) para aumentar a família, eu leio, leio e devoro coisas sobre o mundo materno.

Minha principal fonte é o PAI DOS BURROS MODERNOS : GOOGLE!!! hahahaha

O Google tinha um canal de pesquisa de blogs que era sensacional. Infelizmente, eles extinguiram esse canal e a busca fica mais geral, mas funciona. Os blogs são excelentes, leio váriosssss e como fiz um recentemente, acompanho mais de perto os que estão na mesma fase que eu: tentantes. Aqui do lado tem uma lista de blogs que leio diariamente.

Os primeiros livros que fui buscar (também no googlebooks) foram livros da área de saúde, obstétricos, principalmente para entender meus ciclos. Não me lembro os nomes agora, sorry... Mas também não li o livro todo. Livros sobre maternidade, bebês e gravidez eu só vou comprar quando eu estiver grávida.

É que eu me impus alguns limites para não ficar muito imersa nessa questão, pois não tenho controle o quanto pode demorar (espero que eu já esteja grávida!Amém!!). Assim, determinei que até ficar grávida, nada de livros, nada de comprinhas para bebê, nada de ficar olhando decoração de quarto...NADA disso. O máximo são os blogs e o grupo do whatsapp de tentantes.

Mas ficarei de olho hoje nas BC das amigas porque se tiver algum voltado para tentantes irei buscar também.

Agora, eu não deixo de assistir programas na TV voltados para este assunto. Acompanho o programa 'Boas Vindas' do GNT e o programa 'Um bebê por minuto' da Discovery Home & Health. Se tiverem mais algum para indicar, dá a dica!

Sobre as informações fundamentais, indispensáveis para nós tentantes é conhecer de fato nosso aparelho reprodutor e entender seu funcionamento (e principalmente identificar singularidades nos ciclos individuais), além de conhecer e transmitir conteúdo também para nossos companheiros. Saúde: básico e indispensável!

Acho que também cabe informações sobre gravidez propriamente dita, sintomas normais, sinais que devem ter tratados com atenção, etc... Sempre lembrando que devemos nos livrar de tudo que possa causar ansiedade demais.

Possivelmente, responderei a essa pergunta novamente quando estiver grávida e lendo algo que seja interessante.

Beijosssssss








13 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu assisto esse programa da GNT (Boas vindas) e choro horrores, principalmente quando é parto normal...me emociono muito...acho lindo demais. Tinha que ter outros programas como esse na TV aberta. Vc não acha?
      Bjks

      http://blogdalidianaleite.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. É verdade Lidi, Acho o programa muito interessante. Principalmente as histórias dos casais e a trajetória para alcançar o positivo.

      Beijo

      Excluir
  2. Oieee...sabe que concordo com vc? Acho que não podemos deixar a ansiedade tomar conta não!! Vou deixar para ler mais sobre gestação e educação quando já estiver grávida, bem como comprar roupinhas também...rsrsrs...tenho que ficar me policiando, se não...já viu!

    Bjos

    Carol

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... temos q ter cuidado porque senão acabamos nos sabotando.

      Beijos

      Excluir
  3. Amém para o "espero que já esteja grávida" o/ o/ Fase lútea por aí, é?
    Por incrível que pareça, ler sobre a maternidade em si, planejar quartinhos e etc me acalma - me sinto "fazendo algo" pelo pacotinho, me sinto produtiva - e isso manda a ansiedade embora.
    Vou assistir aos programas! Obrigada pela dica ;)
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fase lútea sim!
      Pois Nina, cada uma deve identificar o q acalma e o q deixa ansiosa. Se olhar te ajuda, continua... eu fico com receio de criar expectativa...

      Beijos

      Excluir
  4. Oi querida , tudo bem ? .... Nós também começamos nosso P.Filho para esse ano , é claro que existe um preparo bem antes . E me vi muito em você rsrsrs .... coisas de Mae . Então estou sempre pesquisando também e achei seu blog super interessante . Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita Solange...já que se identificou, vamos trocando ideias!

      Beijãooo

      Excluir
  5. Geralmente eu recorro ao google tbm..rsrsrs
    Vc disse que acompanha mais de perto os blogs de tentantes ...e espero que vc nao me abandone qdo engravidar e eu porventura continuar tentante hein rsrsrs pq ja notei que algumas tentantes me abandonaram depois que engravidaram e isto me deixou meio triste
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nise, quando digo que acompanho mais os das tentantes é justamente para evitar muitos devaneios. Acho lindo fotos de barriga, compra do enxoval, mas fico pensando como eu já queria estar nessa fase também e me corrói um pouco. Então, manter o foco para diminuir a ansiedade.
      Não pretendo abandonar nenhum dos blogs que acompanho. Tenho certeza que todas nós conseguiremos o positivo muito em breve!

      Beijoss

      Excluir
  6. É difícil né? Tentar não comprar, tentar não imaginar a decoração do quarto, tentar não fazer nadaaaa enquanto a certeza não vem... Espero que o nosso presente de Natal esteja por vir... Amém??

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir