Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Incentivo ao parto normal - Resolução Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde

Oi gente!
 
Hoje venho divulgar medidas importantes para nós, tentantes e gestantes, que necessitam de informação sempre!
 
Ontem foi divulgado pelos principais meios de comunicação a Resolução do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde que visa estimular o parto normal na rede suplementar. Interessante que eu tinha acabado de assistir o documentário Renascimento do Parto (falo sobre o que eu achei em outro post) quando passou na TV sobre a resolução.
 
Segundo o ministro da saúde Arthur Chioro, as taxas de cesarianas na saúde suplementar chega a 84% e na rede pública chega a 40%, sendo que o ideal seria apenas 15% (recomendado pela OMS). Para o ministro, não há justificativa de nenhuma ordem para que o Brasil atinja taxas tão altas de partos cesáreos e as novas medidas visam reverter essa situação.
 
Quais são essas medidas?
 
1ª - As beneficiárias ou seu representante legal poderá solicitar ao Plano de Saúde o percentual de cirurgias cesáreas e de partos normais, da própria operadora, hospitais e médicos obstetras nominados pela beneficiária ou seu representante legal. A resposta a esta solicitação deverá ser emitida em até 15 dias, sob pena de multa no valor de R$ 25 mil.
 
2ª - Os planos de saúde estão obrigados a fornecer o "Cartão da Gestante" onde deverá ser registrado todos os dados relativos ao pré-natal. A gestante deve manter a posse do cartão em todas as consultas e leva-lo no dia do parto. Entretanto, a ausência do cartão não é impeditivo para o atendimento.
 
3ª - Exigência da utilização do partograma, instrumento onde deverá ser registrado todos os dados relativos ao trabalho de parto (dilatação, contração, tempo, se evolui ou não, etc.). Com o registro de dados que justifiquem o parto cesáreo ele poderá ocorrer. Caso contrário, os profissionais devem seguir com o parto normal. É a partir do partograma que o processo para pagamento do procedimento do parto terá continuidade.
 
Informações Importantes
 
O presidente da Agência Nacional de Saúde, André Longo, explicou que diversas vezes o médico e a gestante fazem acordos para o pagamento do parto. Ele alerta que qualquer taxa cobrada pelo médico para estar disponível para o parto é ilegal e deve ser denunciada à ANS!
 
Portanto, vamos estar atentas com estas novas medidas que tem um prazo de 180 dias para adequação pelas operadoras de saúde.
 
Beijos
 

13 comentários:

  1. Oie... não sou de levantar nenhuma bandeira mas realmente este índice de partos cesáreas assusta heim..

    Bjos
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não defendo nenhuma posição. Ainda estou pesquisando, lendo, aprendendo. Entretanto, acredito que nosso corpo está preparado para o parto. Vamos amadurecendo nossas posições.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Pvzinha

    Honestamente?! Eu amei. Já é algo adicional.
    E não vejo como uma medida que tira o direito de escolha (como vi um debate no face), mas devolve essa escolha pra mulher.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Maira,

      Soube que muitas tem achado uma imposição, mas não penso assim. Basta ler, pesquisar e comparar.

      Beijos

      Excluir
  3. vi essa reportagem e sou super a favor.Pelo menos eu quando engravidar pretendo ter parto normal mais é aquela coisa tudo deve ser pesado e avaliado.Não sou contra cesária mais cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Luh. A cesárea é muito boa, quando necessária, pode salvar vidas. Mas a dificuldade para encontrar um médico que realize parto normal tá difícil!

      Beijos

      Excluir
  4. Muiiiiiiito importante essa resolução. O índice de cesáreas desnecessárias é altíssimo.
    Não sou contra a cesárea, desde que seja comprovada sua necessidade.

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou contra...se eu precisar, farei sem problemas. Mas a princípio quero tentar da forma natural.
      Beijos

      Excluir
  5. Está mais do que na hora desse absurdo que acontece aqui mudar. E eu acredito que estamos no caminho!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comparamos com outros países, fica pior ainda!
      A natureza é sábia, eu creio nisso!

      Beijos

      Excluir
  6. É preciso incentivo mesmo...pq tem mto medico que prefere fazer a cirurgia pq é mais facil programa-la
    ,ne
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...hoje é uma raridade conseguir um obstetra que faça parto normal, ainda mais aqui em Salvador. NEste caso, tempo é dinheiro, literalmente.

      Beijos

      Excluir
  7. Ainda preciso me informar sobre essa medida, pois no meu caso sou hipertensa, trobomfilica e meu utero nao dilsta (ja passei por duas induçoes forçadas, a ultima 4 dias depois, nao dilatei nada, meu go q dilatou. Manualmente encaixando e puxando a bb) agora fico imaginando ter q entrar em tp, sentir todas as dores, e se tiver menos de 12hs da medicação ter q fazer cesarea tomando anestesia geral... morro de medo.
    Beijos

    Um Lugar Especial

    ResponderExcluir