Pages

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

10 Dúvidas Frequentes das Tentantes

Olá!

Já tem uns dois meses que participo de grupos de tentantes no whatsapp e leio algumas dúvidas frequentes das futuras mamães (amém!). Listei algumas aqui e tentei, em poucas palavras, ajudar no entendimento destas questões. Sem querer esgotar a discussão sobre os assuntos, tudo que está aqui escrito é um disparador para pesquisas mais aprofundadas, se necessário.

Vamos lá!


1- Tomei anticoncepcional por muito tempo. Isso dificulta a possibilidade de engravidar?
 
Muitos dizem que é mito e que a ciência já refutou. Outros, como uma ginecologista que fui há um tempo atrás, diz que interfere. As pesquisas indicam que somente os contraceptivos injetáveis podem dificultar a gravidez nos primeiros meses após a parada por permanecer no corpo por mais tempo.
Ao serem questionados sobre a demora em engravidar de muitas mulheres que fizeram uso de anticoncepcionais, os médicos atribuem a dificuldade a problemas de fertilidade desconhecidos pela mulher previamente e a relação taxa de fertilidade x idade da mulher.

Na dúvida, eu parei o AC desde janeiro e venho evitando com outros métodos contraceptivos.
 
 
2- Água Inglesa, Saúde da Mulher, Chá de Inhame realmente ajudam a engravidar?
 
São fitoterápicos, com finalidades distintas das de engravidar. Entretanto, são muito antigos, aparentemente seguros. Já existem muitos relatos de positivos após o uso correto desses 'alternativos'.
Cabe uma pesquisa, balancear os prós e contras e decidir tomar ou não.
Em geral, eles pretendem limpar o organismos de toxinas, regular o ciclo menstrual e ajudar no tratamento de alguns problemas como endometriose, SOP, etc.

Eu tenho visto vários relatos interessantes, dizendo que funciona. Eu pretendo passar pelo primeiro ciclo de tentativa sem tomar nada. Se não conseguir o positivo, vou pensar em utilizar algum fitoterápico.
 
3- O que é Temperatura Basal e como medi-la? Como interpretá-la?
 
A temperatura basal é a temperatura do corpo completamente descansado, ou seja, após um sono regular. Medir a temperatura basal é um dos métodos para saber se aconteceu e quando aconteceu a ovulação. Basicamente, após a ocorrência da ovulação, a nossa temperatura eleva e permanece assim até a menstruação (ou permanece durante a gestação).
Para medí-la, é necessário cumprir alguns requisitos.
              * Orienta-se utilizar um termômetro específico para temperatura basal por ser mais preciso.
                 Porém, eu utilizei o termômetro tradicional e consegui verificar a ovulação.
              * É importante que a temperatura seja medida após pelo menos 3 horas de sono regular,
                 todos os dias, sempre no mesmo horário e sem sair da cama!
              * Registre a temperatura de todos os dias num gráfico. Hoje existem vários aplicativos que
                 nos ajudam nessa tarefa.
              * Observe um aumento repentino ou gradual da temperatura no gráfico.
Como interpretar:
              * Ao identificar o dia em que a temperatura subiu e se manteve, podemos concluir que dois ou três dias antes do aumento da temperatura foram os dias de maior fertilidade, possivelmente quando o óvulo foi liberado. Registrando a temperatura por alguns ciclos, você poderá verificar em que dias do ciclo você estará mais fértil, facilitando a concepção.
              * E se a temperatura não subir? Bom, se a temperatura não subir significa que seu ciclo foi anovulatório, ou seja, você não ovulou...

Indicam que se meça a temperatura na boca, ou vagina, ou retal. Eu medi na axila mesmo e consegui visualizar as oscilações de temperatura nas fases do ciclo e coincidiu com as mudanças do muco cervical.
 
4- Nidação? Oi?
 
Nidação era um termo desconhecido por mim até 1 mês atrás. Ouvi as meninas comentando no whatsapp e fui pesquisar!
Nidação é a implantação do embrião no endométrio. Essa implantação pode ocasionar um sangramento leve em virtude de romper parte do endométrio para se fixar. A nidação acontece entre 5 e 15 dias após a ovulação.
Muitas vezes, as meninas confundem a nidação com menstruação, mas na nidação o sangramento é mais leve e pode variar de coloração (vermelho vivo, borra de café, caramelo).
Somente após a nidação a gravidez pode ser detectada, inclusive nos testes de farmácia e no BetaHCG.
Isso é regra? Não...a nidação pode acontecer sem sintomas, ou apenas cólicas leves.
Então, se acontecer sangramento na fase lútea, pode ser um bebezinho a caminho!
 
5- Ácido fólico ajuda a engravidar???
 
Não. O ácido fólico (como falamos aqui) é essencial para a formação do tubo neural do bebê, que acontece nas primeiras semanas da gestação. Recomenda-se a ingestão três meses antes de iniciar as tentativas para garantir que o organismo tenha níveis adequados dessa vitamina para nutrir o bebê e contribuir para sua formação saudável.

Eu já iniciei o uso de ácido fólico, como componente de um complexo vitamínico, desde setembro. Confesso que sou um tanto indisciplinada com a ingestão diária, mas estou me esforçando.

6- A ovulação ocorre todo mês?

Varia de mulher para mulher. É comum que em alguns ciclos durante o ano a mulher não libere óvulo. Isso não significa, inicialmente, um problema. Inclusive, avançando-se na idade, a mulher passa a ter mais ciclos sem liberação de óvulo. Se ocorrem muitos ciclos sem ovulação, deve-se procurar a ginecologista para investigação, pois pode ser alguma disfunção dos ovários.

7- Alguma posição sexual ajuda na concepção?

A posição, por si só, não tem influência sobre a possibilidade de engravidar. Até porque os espermatozoides são lançados a 40 km/h, independente da posição!!!!! O que pode auxiliar bastante a concepção é que o pênis, no momento da ejaculação, esteja o mais próximo possível do colo do útero. Analise com seu parceiro em que posição (que vocês gostem também, rs) em que o pênis se aproxime mais do colo uterino e sejam felizes!!!

8- Quando posso fazer o teste de gravidez?

* Teste de gravidez vendido em farmácia (via urina): depende da sensibilidade do teste. Se for bastante sensível, é possível que já detecte a gravidez com 12 dias após a ovulação. Mas o mais sensato é aguardar o primeiro dia de atraso da menstruação. Para ser ainda mais cautelosa, muitas mulheres esperam pelo menos 5 dias de atraso menstrual.
* Teste de gravidez Beta HCG (via sangue): geralmente o Beta HCG já consegue identificar a gravidez após o 12ª dia depois da ovulação. Também é usualmente feito após o atraso menstrual.

9- Meu teste de farmácia deu negativo. Posso estar grávida?

Sim. É possível que o teste de urina tenha dado negativo e você esteja grávida. Isso pode se dar por  vários fatores. Pode ter sido feito muito cedo, ou seja, antes dos 12 dias após a ovulação. O nível de HCG pode ainda está muito baixo dificultando a detecção da gravidez por este teste.  Ou ainda neste ciclo sua ovulação foi tardia e será preciso esperar mais alguns dias para realizar o exame. Os níveis de HCG dobram a cada dia. Portanto, se a menstruação ainda não apareceu, espera alguns dias e repete o teste.

10 - Meus seios estão maiores, estou enjoada e sentindo algumas cólicas. Isso significa que estou grávida?

Não necessariamente. Precisamos ter em mente que muitos dos sintomas iniciais da gravidez são semelhantes aos sintomas da TPM. Já vi muitas meninas ficarem ansiosas com esses sintomas e posteriormente se frustrarem com a vinda da menstruação. Sei que estamos em busca do positivo, mas temos que ter cuidado com o excesso de expectativas!

Esclareceu?
Tem mais alguma dúvida?
Pergunta nos comentários que a gente tenta elucidar!

Beijosss

32 comentários:

  1. Boas perguntas e respostas, toda tentante já teve essas e outras tantas dúvidas, eu não sabia quase nada desse mundo, fui aprendendo aos poucos e textos como esses ajudam muito!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi. Essas informações são importantes mesmo. Tenho pesquisado bastante para conhecer melhor esse mundo.

      Beijo

      Excluir
    2. Oi gostaria muito muito muito,de participar de um grupo no whats me poem em algum por favor tou com dificuldade a dois anos pra engravidar😔 meu número 8698661146 iris

      Excluir
  2. Adorei o post! Conhecimento nunca é demais - e mesmo quando a gente já sabe alguma coisa, relembrar ajuda a manter a ansiedade sob controle, rs.
    Ah, eu meço a TB com um termômetro digital normal, embaixo da língua. Tem funcionado direitinho! Mas pedi um do ebay (hahaha) esses tempos, próprio pra TB, que mostra duas casas decimais e é rosa, haha. Tomara que não venha um próximo ciclo pra eu usá-lo haha.
    Um beijo,
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que não venha mesmo! hahaha
      Legal...Quando chegar o termômetro, mostra pra gente!

      Beijo

      Excluir
  3. Excelente post...estas duvidas sempre aparecem mesmo.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das explicações, como falei comecei agora e foram muito úteis as explicações!!!!
    Não sabia que eram 40KM/h , morri de rir, achei muito rápido, vou contar pro maridão!!!
    Ah!!! Se puder me adiciona no grupo do whatsap? Obrigada
    Bjos

    www.maisque6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fernanda!
      Pois é...eu também não sabia que era tão veloz!!!
      Para te add no grupo do whatsapp preciso do seu telefone...aqui do lado tem um formulário para entrar em contato direto comigo, pelo e-mail. Envia por lá que adiciono!

      Beijo

      Excluir
  5. Florzinha, esse post foi maravilhoso. Tudo o que precisamos saber.... Agora quanto ao AC, eu acho que a falta dele atrapalha a regularização do ciclo. Vê só o meu que tá com 38 dias e nada da M até hoje?
    Amei as informações.

    beijos!!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade...com o AC eu tinha ciclo de 28...mas como já tem 11 meses que parei, meu ciclo é de 37 dias...
      Tomara que seu atraso seja um bebezinho!
      Beijo

      Excluir
  6. Nossas, quantas informações valiosas!! Parabéns!!

    Bjos

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que o que mais pega as tentantes é essa história dos sintomas. Não dá pra saber se alguém está grávida ou não só por sintomas, mas é difícil não pensar neles. Adorei o post!
    Bjos

    http://bebebolinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Licka. Os sintomas deixam tudo mais confuso, por serem muito parecidos com a TPM.

      Obrigada pela visita!

      Beijo

      Excluir
  8. Que útil e claro!! Amei.. iniciei minha carreira de tentante e tenho sop. Ta sendo uma tortura. Muitas duvidas. Gostaria de uma indicaçao de grupo de whats de tentantes. Meu numero é 86 98845-3810 obrigada

    ResponderExcluir
  9. Ola bom dia...me chamo Andréia e venho com uma duvida enorme pois a minha m esta atrasada a 13dias estou sentindo muito sono fome dor na lombar e cabeça. Sinto uma dor tremenda nos mamilos e ao tomar banho eu o apertei e saiu uma aguinha meio babenta mas bem pouco. Sera que posso estar gravida.por favor me ajudem meninas

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem o grupo ainda existe gostaria muito de participar!!
    031987540379

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem o grupo ainda existe gostaria muito de participar!!
    031987540379

    ResponderExcluir
  12. Olá gostaria de tirar uma dúvida,eu tive relação com meu marido dia 2 de julho e dia 4 de Julho tbm.meu ciclo anterior foi de 26 dias não tomo remédio a 1 ano,passei por um aborto a uns 9 meses.enfim pelas contas deveria ter vindo a menstruação dia 3 de Julho e ontem dia 7 de Julho começou um sangramento rosado meio marrom só quando me limpo,não desce no absorvente nem no xixi como sempre acontece,estou com uma leve coloca no pé da barriga,mas não quero me iludir já que estou tentando engravidar.da outra gravidez tive vários sinais que ignorei por medo e quando confirmei a gravidez eu já estava perdendo... Tenho chance de estar grávida? Por favor me responda

    ResponderExcluir
  13. Tbm quero participar 11 987306030 do grupo de tentante do whatsapp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor apague meu numero...grata

      Excluir
  14. Ola adorei as postagens gostaria de participar do grupo de tentantes. (13)98212-1647

    ResponderExcluir
  15. Ola adorei as postagens gostaria de participar do grupo de tentantes. (13)98212-1647

    ResponderExcluir
  16. Me add no grupo tentantes 11 984254363

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e 2016 19:02
      Oi gostaria muito muito muito,de participar de um grupo no whats me poem em algum por favor tou com dificuldade a dois anos pra engravidar😔 meu número 8698661146 iris

      Excluir

      Excluir
  17. e 2016 19:02
    Oi gostaria muito muito muito,de participar de um grupo no whats me poem em algum por favor tou com dificuldade a dois anos pra engravidar😔 meu número 8698661146 iris

    Excluir

    ResponderExcluir
  18. e 2016 19:02
    Oi gostaria muito muito muito,de participar de um grupo no whats me poem em algum por favor tou com dificuldade a dois anos pra engravidar😔 meu número 8698661146 iris

    Excluir

    ResponderExcluir
  19. Quero participar do grupo de Whatss App (31) 999897103

    ResponderExcluir
  20. Oi gostaria de entra no grupo mim adiciona ai por favor esse é o meu número 094992330740

    ResponderExcluir